Incêndios e Arquitetura
Estudo técnico produzido por Teodoro Rosso, da FAU/USP, após os incêndios dos edifícios Andraus e Joelma, abordando a relação entre incêndios, arquitetura, desempenho de materiais e propagação do fogo em edificações.
O que você encontra neste conteúdo
Produzido em 1975 pelo professor Teodoro Rosso, do Departamento de Tecnologia da Arquitetura da FAU/USP, o livro “Incêndios e Arquitetura” surgiu em um contexto marcado pelos grandes incêndios dos edifícios Andraus, em 1972, e Joelma, em 1974.
A obra apresenta um estudo denso e rico em informações técnicas, muitas delas ainda válidas para a compreensão dos fenômenos do incêndio e suas interfaces com a arquitetura.
O material aborda temas como desempenho de materiais, influência do projeto arquitetônico na propagação do incêndio e fundamentos técnicos essenciais para quem deseja estudar a Segurança Contra Incêndio em edificações.
Com base teórica sólida e referências provenientes de países como Reino Unido, Estados Unidos, França, Canadá e Itália, trata-se de um texto pioneiro que, pela qualidade técnica, permanece atual e relevante.
Principais destaques
- Produzido após os incêndios dos edifícios Andraus e Joelma
- Escrito por Teodoro Rosso, professor da FAU/USP
- Aborda a relação entre incêndios e arquitetura
- Discute a influência do projeto arquitetônico na propagação do incêndio
- Apresenta fundamentos sobre desempenho de materiais
- Reúne referências técnicas de países como Reino Unido, Estados Unidos, França, Canadá e Itália
- Texto pioneiro que permanece atual pela qualidade técnica
Para quem é indicado
Arquitetos, engenheiros, projetistas, profissionais de Segurança Contra Incêndio, pesquisadores, professores, estudantes, bombeiros, consultores técnicos e demais interessados em compreender a relação entre arquitetura, materiais, projeto e propagação de incêndios em edificações.